terça-feira, 27 de abril de 2010

Vaidade excessiva

A Luciana Penido, psicóloga clínica, escreveu este texto exclusivamente para o blog. Adorei, Lu! Obrigada!!! Espero poder publicar mais textos seus.

Qual pai e/ou mãe não gosta de ver seu filho bem vestido? Na moda? Hoje não faltam opções para as meninas e para os meninos também. A indústria da moda infantil gasta milhões de reais por ano, criando, copiando, lançando moda.
Acredito que a vaidade infantil é importante para as crianças no que diz respeito a sua auto-estima, quando as crianças imitam alguém elas estão buscando suas identificações mas isso não pode ser excessivo, as crianças não devem pular etapas, se tornar um mini adulto, cabe aí a entrada dos pais,
responsáveis na colocação de limites. É fundamental que as crianças usem roupas de crianças, elas devem viver esse momento lúdico, se vestir como adulto, copiar a moda do adulto pode ser interessante na hora do brincar mas não no seu dia a dia.
A mídia muitas vezes trata esse assunto como algo natural, incentivando aos pais a busca pela vaidade, o modismo, o consumismo infantil mas esquecem que muitas vezes isso pode ser prejudicial às crianças, no futuro podem se tornar materialistas, adultos inseguros, emocionalmente desestruturados.
 
Luciana Penido - Psicóloga Clínica 


E você, o que acha? Dê sua opinião.
Um super beijo,
Adri

Um comentário:

Luciana Penido disse...

Adri,espero que seus leitores gostem do texto e obrigada pelo carinho.Bjs