terça-feira, 19 de maio de 2009

Lavando as roupinhas

Você sabe que deve lavar e passar as roupinhas do seu bebê antes mesmo dele usar não é? Imagine quantas mãos pegaram na peça antes de você comprar... onde ela esteve guardada... quantos fungos, bactérias, micróbios ...
Para você que está esperando um baby, já comprou um monte de roupinhas mas não teve coragem de ir pro tanque por a mão na massa (ou melhor, na água) aí vão algumas dicas.
Um beijo,
Adri
Lave as roupas do bebê separadamente das outras roupas da casa.
Há no mercado opções de sabão em pó e líquido próprios para roupas de bebê; dê preferência a estes pois eles não contém soda e são mais suaves à pele do bebê..
Veja sempre as instruções de lavagem nas etiquetas.

Os casaquinhos de lã e os sapatinhos merecem especial atenção. Em uma bacia, coloque uma
colher de sabão em pó e deixe cair sobre ele uma certa quantidade de água, batendo com a mão até conseguir uma espuma abundante. ponha então os casaquinhos e roupinhas a serem lavados, comprimindo-os com as mãos, sem esfregá-los. Mude em seguida diversas vezes a
água da bacia para retirar o sabão ou enxague em água corrente. Em seguida, aperte a roupinha entre as mãos (sem torcê-la) e coloque-a sobre uma toalha, enrolando-a para que perca quase toda a umidade. Sobre outra toalha, ponha para secar em lugar plano, ventilado e não batido de sol.
Ao estender a peça para secar, procure dar-lhe a forma antiga para que não fique deformada, pois os casaquinhos de lã ou tricô tendem a espichar ou encolher.
Espere que estejam bem secas, para passa-las e guarda-las.
Termine por esterilizar tudo passando as roupinhas.
Como o uso de colônias e perfumes não é indicado para bebês, e o uso de amaciante ainda é um assunto em discussão, o melhor é adicionar algumas gotas de colônia própria para bebês na água utilizada no seu ferro de passar a vapor.
Dê especial atenção as toalhas de banho, lençóis, protetores de berço, cobertores, mantas...
eles também devem ser lavados com o mesmo cuidado das roupinhas.
Aproveite a gravidez para deixar tudo o mais limpo e organizado para a chegada do seu bebê.

Dicas especiais:
Não deixe para lavar todo o seu enxoval de uma só vez. A melhor opção é ir lavando e passando aos poucos, acomodando as roupinhas em sacos plásticos bem lacrados.

Não se esqueça de retirar todas as etiquetas do fabricante das roupas, pois elas costumam pinicar a pele sensivel do bebê causando irritações.

2 comentários:

Gra disse...

Adri, vc acha recomendável lavar a espuma do protetor de berço novo? ou basta colocar para tomar sol? (para perder o cheiro de novo)
Muito obrigada pela sua opinião!!!

Adri Nunes disse...

Oi Gra,
Eu particularmente lavo tudo. Como eu tenho alergia, morro de medo da minha filha herdar... rs
O sol também é bom pra isso mas nada como um sabão de coco pra deixar tudo limpinho e cheirosinho.
Um beijão!!!!!