quarta-feira, 27 de maio de 2009

Crianças e o uso de fantasias


"Quero sair vestido de Homem-Aranha!"
"Vou para a escola de Branca de Neve!"
Crianças entre os 2 e 3 anos adoram andar fantasiadas, sem o menor constrangimento de não estar em uma festa ou dia especial.
A atitude é esperada pelos especialistas porque é nessa fase que elas começam a ter consciência de seu pequeno tamanho e fragilidade. "Como a criança mistura realidade com fantasia, pensar que tem a força de um super-herói ou conseguir enfrentar bruxas malvadas como as princesas ajuda a desenvolver a personalidade e enfrentar os pequenos desafios do dia-a-dia", explica Cristina Seguim, psicanalista do grupo Materne, uma clínica multidisciplinar de atendimento à infância, com sede em São Paulo. Segundo ela, a fantasia fortalece o ego infantil. Às vezes, não é necessário ser o kit completo, apenas uma capa. E não se preocupe se a idéia de se fantasiar for freqüente. Nessa faixa etária, isso é normal. Já uma criança com mais de 7 anos, que ainda é muito ligada em fantasias, pode sinalizar problemas com a própria identidade.

Fonte: Revista Crescer

2 comentários:

Roda Gigante Brechó Infantil disse...

Muito legal o seu blog! Estou indicando para amigas e coloquei na minha lista de blogs. Estou abrindo uma loja de artigos semi-novos infantis e em breve colocarei fotos dos produtos a venda!

Adri Nunes disse...

Que bom que gostou!!! Continue por aqui.
Eu com certeza começarei a dar uma olhadinha no seu.
Bjo e boa sorte!!