terça-feira, 21 de abril de 2009

Conservando seus tênis

Aproveitando o assunto do post anterior vão aí mais algumas dicas...

Além de sua qualidade, a durabilidade de um tênis depende da maneira e dos produtos utilizados na sua limpeza.
A composição química de artigos de limpeza - como sabão em pó, amaciantes e alvejantes - é incrivelmente prejudicial aos tênis. Resseca as partes de couro e reduz bastante a vida útil do seu calçado. Quando a lavagem for necessária, use sempre sabão neutro (pode ser sabão de coco), escova de cerdas macias, um pano úmido e o mínimo possível de água. Seque os tênis à sombra, com a sola voltada para baixo. Nunca use máquina de lavar ou de secar, não deixe os tênis de molho nem os pendure no varal.
Dicas de conservação e limpeza:

• Mantenha mais de um par de tênis para adotar o revezamento. Deixe um par descansando por pelo menos 24 horas (tempo que a borracha da sola leva para voltar ao tamanho original).
• Ao lavá-lo retire a palmilha. Na secagem retire o excesso de água, seque à sombra com a sola virada para baixo, longe do calor. Para tênis de nylon utilize uma escova macia e sabão neutro. Tênis de couro podem ser limpos com pano úmido.
• Os de lona devem ser lavados à mão, com uma escova macia e sabão neutro. Para os tênis de lona branca, exclusivamente, a secagem deverá ser feita sob o sol.
• Quanto aos de nobuck, utilize produtos específicos com o auxilio de uma escova com cerdas de metal. Evite água e sabão.

Nenhum comentário: