quarta-feira, 24 de junho de 2009

Livros de moda para crianças

Você acredita que existem livros sobre moda para crianças? Pois é, existem sim. E é até uma dica legal para presentear uma "pequena". Eles ensinam as meninas a se vestirem, combinarem cores e formas... isso é legal! Além disso é um incentivo à prática da leitura né?
Bom, aí estão alguns nomes de uns livros elogiados pela internet. Eu não li nenhum ainda, mas já já vou ter que comprar...

A menina que conversava com as roupas
A história é - como define sua autora - uma fábula urbana (recheada) de verdade: Paula, que era muito magrinha quando pequena, conta que sofreu muito em uma época que magreza não era sinônimo de elegância - pelo menos para as crianças. E foram as roupas que a ajudaram a resolver seus grilos de ser "fora do padrão" estabelecido para as crianças saudáveis daquele tempo. "Veruska e Twiggy nem pensar! Apelido de criança magra nos anos 60 e 70 aqui no Rio, era "graveto" mesmo! Isso quando não me chamavam de "lumbriga", "cotonete" ou "saracura". Os apelidos maldosos me incomodavam muito" – lembra a pesquisadora.
O livro é uma feliz combinação entre o delicado texto de Paula e as belíssimas ilustrações de Jana Magalhães. A fábula ensina que ao invés de simplesmente consumir roupas, as crianças devem ser orientadas por seus responsáveis a compreender o que as suas formas, cores, estampas e texturas transmitem e a partir de então saber como aproveitá-las a seu favor.

Keka tá na moda
A curiosa Keka é a protagonista que conduz o leitor nesta fascinante viagem pela história da moda no século XX. Numa visita à casa da avó, a vaidosa menina descobre um armário antigo e várias caixas que guardam muitas surpresas. Ao experimentar um chapéu, Keka se transforma numa típica garota da década de 1910, e, a partir daí, basta trocar de chapéu para ver como se vestiam as pessoas em 1920, 1930, até os dias atuais. Baseado em extensa pesquisa, o livro da jornalista, consultora de estilo e arte-educadora Helen Pomposelli ressalta os aspectos culturais e sociais da moda com muito charme e belas ilustrações da carioca Roberta Lewis.

Barbie: Dicas de Moda
Entre em um mundo de moda e glamour com a Barbie! Aprenda tudo sobre roupas, sapatos, acessórios e descubra o que combina melhor com o seu corpo e o seu estilo. Crie, invente e seja uma verdadeira Barbie Girl com estas dicas preciosas de estilo.

Moda - Uma história para crianças
Os modos de se vestir explicam o comportamento da humanidade. A professora de história da arte Katia Canton, vai da pré-história à corte de Luís XIV, passa pelos precursores da alta-costura no século XIX e chega até os estilistas modernos, entre eles, Chanel, Gaultier e o brasileiro Dener. A moda é vista como uma questão cultural e, além do universo feminino, contempla também o masculino: gravatas, uniformes de futebol etc. Detalhe importante: o livro foi impresso a partir de um original feito integralmente à mão, com ilustrações e colagens de Luciana Schiller, bordados e costura de Anete Miyazaki, e é acompanhado por uma charmosa bolsinha de tecido estampado. Atenção: este livro é disputado a tapa por mães e filhas, bibliotecárias e professoras.

Nenhum comentário: