quarta-feira, 24 de setembro de 2008

O Dia das Crianças

No Brasil, o estabelecimento de um dia especialmente dedicado às crianças aconteceu na década de 1920, por iniciativa da Câmara de Deputados, sendo oficializada a data de 12 de outubro por decreto do então presidente Arthur Bernardes, em 1924.

Contudo, o hábito de comemorar a data presenteando as crianças popularizou-se somente em 1960, quando a fábrica de brinquedos Estrela fez uma campanha promocional conjunta com a Johnson & Johnson, a Semana do Bebê Robusto.

O êxito comercial da campanha levou à criação da Semana da Criança, como forma de alavancar as vendas no mês de outubro. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e recorreram ao antigo decreto, tornando o dia 12 de outubro uma das datas mais importantes do ano para o setor de brinquedos.

A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o dia 20 de novembro como o Dia Universal da Criança, quando é comemorada a Declaração dos Direitos da Criança, aprovada em 1959.

Cada país acabou adotando as suas próprias datas para comemorar o Dia das Crianças, por exemplo, na Índia a comemoração se dá em 15 de novembro, em Portugal, em 1º de junho, na China e no Japão comemora-se em 5 de maio.


2 comentários:

Anônimo disse...

Muito interessante, esta materinha do dia das crianças. Você tem alguma coisinha para menina de seis anos?
beijin

Adri Nunes disse...

Tenho sim, bastante!! Se quiser saber mais mande um e-mail para mim: adri_modainfantil@hotmail.com.
Um beijinho!!